Como Gerar Trafego no seu Blog

Ao criar e publicar um novo blog ou website, a maior preocupação das empresas e das pessoas é "como gerar tráfego para meu blog?" ou “como trazer visitantes para minha página nova?”. Ao invés de inventar maneiras geniais e milagrosas de trazer visitantes para seu website, o importante é trabalhar de maneira correta para gerar tráfego qualificado. Existem três maneiras principais:
Tráfego gerado por sites de busca.

Basicamente, são três os buscadores que vão levar visitantes ao seu site: Google (a grande maioria virá dele), Bing e Yahoo. Não se impressione com essas empresas que oferecem cadastro em “mais de 1000 sites”. Isso não será efetivo.

Para cadastrar seu site/ blog nos sites de busca, acesse os seguintes endereços:
Google: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html
Bing: http://www.bing.com/webmaster/SubmitSitePage.aspx
Yahoo: http://siteexplorer.search.yahoo.com/br/free/submit

Conteúdo

Você só terá bastante tráfego se tiver bastante conteúdo. Então, antes de reclamar que você só tem 5 visitantes por dia, escreva, produza e publique conteúdo. A periodicidade é você quem vai definir, mas a lógica é simples, se você publicar um post por dia, terá mais visitas que se publicar 1 post por mês. Quanto maior a sua frequência de publicação, maior a rapidez com que seus posts serão indexados. Meus blogs já têm posts indexados no mesmo dia em que são pubicados.

Alguns temas gerarão mais visitantes que outros. Um exemplo: eu tenho três blogs. Um sobre Viagens, outro sobre Marketing e um terceiro sobre Tutoriais de Photoshop. Cada um tem um tamanho e um número de posts diferentes, mas posso dizer que, proporcionalmente, o site de Photoshop atrai muito mais visitantes por post do que o blog de viagens e o de marketing (esses dois têm proporcionalmente o mesmo número de visitantes por post).

Se você é blogueiro e está preocupado com o retorno que vai ter com o Adsense, não pense por exemplo que o site com mais visitas vai render mais. É claro que quanto mais visitas, mais você vai gerar receita, mas o valor dos cliques e o CTR (Click Through Rate, ou taxa de cliques - por 1000 visitas no caso do Adsense) dependem um pouco do tema, além, é claro, de posicionamento e layout, mas sobre isso falaremos em outro artigo). Ainda usando o exemplo dos meus três blogs, o blog de Photoshop tem um CTR e um valor por clique muito mais baixos que o site de viagens. A explicação é simples: quem procura tutoriais de Photoshop está focado no conteúdo que você vai mostrar pra ele, enquanto que quem visita o site de viagens normalmente é turista ou gosta de viajar, e está procurando informações sobre hotéis, passagens aéreas, etc. Esse visitante acaba clicando nas outras opções que os anúncios direcionados ao tema vão mostrar.

Divulgação em mídias sociais

A divulgação do seu site nas mídias sociais é fundamental para que seu site ou blog seja conhecido. O Google vai gerar visitas, mas as mídias sociais, além de gerar visitas, permitirão que você ganhe divulgação espontânea, se seu conteúdo for realmente interesante e inovador.

Mídias sociais parecem algo extremamente amplo e desafiador, mas se você começar simples, pode ir crescendo nas mídias sociais aos poucos.
Comece pelo Twitter: crie uma conta para seu blog, é gratuito, e disponibilize o botão para que seu visitantes possam seguí-lo. Instale também o botão de retweet, para que os visitantes possam retuitar seu conteúdo, ampliando assim o alcance do seu blog nas mídias sociais. Divulgue cada post publicado na sua conta no Twitter.(Siga-me no Twitter)

Botão de feed: Instale um botão para que seus visitantes possam “assinar” seu blog ou site. Funciona assim: os visitantes clicam no seu botãao de feed, indicando que querem receber o conteúdo, sempre que algo novo for publicado. É simples, fácil e automatizado, você não vai precisar gerenciar nada, apenas vai acompanhar se seu número de leitores está crescendo...

Facebook: é também interessante, apesar de eu, pessoalmente, achar que o Facebook não é interessante para qualquer público. Eu pessoalmente acredito que, no Facebook, as pessoas estão mais interessadas em se divertir, interagir com amigos, divulgar ações sobre marcas, sobre o que está consumindo, por isso, se seu conteúdo tem a ver com isso, vale a pena criar uma conta no Facebook e também inserir o botão de “Like” do Facebook no seu site.

Outros sites, grupos de discussão, etc: os outros canais de divulgação dependerão do tema do seu blog/ site e também do público-alvo que você quer atingir. Você pode se cadastrar nos grupos do Linkedin, em grupos de discussão relacionados ao seu tema (Google groups, Yahoo Groups, etc), em fóruns de discussão especializados, etc.

Mas lembre-se sempre, não faça spam! Participe ativamente dos fóruns de discussão, sendo útil e fornecendo informações úteis. Se você apenas passar no grupo para “jogar” o seu link, você perderá credibilidade e passará a ser ignorado. Tome cuidado também com a quantidade de mensagens, não mande 5 mensagens por dia em cada fórum...Em alguns casos, até uma por dia pode ser excessivo. Tenha bom senso, e observe o comportamento dos outros usuários do fórum para definir a frequência ideal de divulgação.

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